O que são FODMAPs? Entenda tudo aqui

Imagem de Devon Breen por Pixabay

A dieta a base de FODMAP é quando o indivíduo remove alimentos a base de frutose, lactose, fructo e galacto-oligossacarídeos e polióis, além de evitar industrializados. Essa dieta pode ser usada em indivíduos com Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Esses alimentos não são bem absorvidos pelo corpo, sendo altamente fermentáveis pelas bactérias do intestino, elas podem causar, diarréia, gases e má digestão, dependendo da pessoa pode causar também, prisão de ventre, cólica e inflamação intestinal. 

Os alimentos que contêm FODMAPs são categorizados em 5 grupos: frutose (frutas no geral), lactose (leite e derivados), fruto-oligossacarídeos (frutas, legumes e cereais), galacto-oligossacarídeos (oleaginosas) e polióis (frutas e legumes).

A nutricionista pode indicar probióticos para esse paciente quando o diagnóstico de SII já é estabelecido, pois esse probiótico irá aliviar os sintomas causados pela SII. 

Para pacientes com SII estabelecida é indicado evitar alimentos ricos em FODMAPs de 6 a 8 semanas e ficar atento para ver se houve melhora dos sintomas. Caso o paciente não note melhora dentro de 8 semanas será interrompida a dieta e deve-se procurar outro tratamento.

Para caso de melhora, depois dessas 8 semanas deverá ser introduzido lentamente grupo a grupo dos alimentos ricos em FODMAPs, pois assim poderá se identificar qual grupo você tolera melhor e o que você não tolera bem nem em pequenas quantidades. Ela geralmente é eficaz em 70% dos pacientes com SII.

A dieta Fodmap tem baixa ingestão de macro e micronutrientes, por isso a importância da orientação de um médico e uma nutricionista, para que eles possam orientar o paciente para qual manejo se deve aderir.

Semana passada falei sobre a SII, você já leu? Caso não tenha lido: https://n34.com.br/2020/11/20/entenda-o-que-e-a-sindrome-do-intestino-irritavel/

Artigo sobre próbioticos: https://n34.com.br/2020/09/04/o-que-sao-probioticos-probioticos-e-simbioticos/

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui