Entenda mais sobre a Dieta SIRT, o que é, vantagens e desvantagens

Imagem de silviarita por Pixabay

Essa semana a cantora inglesa Adele contou em uma entrevista que era adepta da dieta SIRT, nesse post iremos abordar o que é a dieta SIRT, suas vantagens e desvantagens.

A Dieta SIRT (esse é o nome do gene ligado a essa dieta) foi desenvolvida pelos nutricionistas ingleses Glen Matten e Aidan Goggins. Ela tem a proposta de ativar os genes ligados ao emagrecimento, durante exercícios ou jejum. Ela é baseada em antioxidantes (contido em frutas) e polifenóis (contido em frutas), esses dois estimulam esse gene. Ela pode emagrecer, mas ainda não há estudos suficientes para comprovar isso.

Já é comprovado que os polifenóis, principalmente o resveratrol, apresenta melhora da saúde cardíaca, redução nos sinais do envelhecimento, maior coordenação motora, redução da formação de catarata, preservação da densidade óssea, da longevidade as células e tecidos, redução da incidência do câncer e combate inflamações.

Essa imagem demonstra algumas fontes de polifenóis:

imagem de Couleur por Pixaby.

Ela propõe que nos primeiros dias o adepto irá reduzir para 1000 calorias (terceiro dia) e 1500 calorias (quarto dia), podendo conter só sucos verdes e frutas com polifenóis. Depois do quarto dia deverá ser uma dieta rica em polifenóis, adaptando suas comidas favoritas para que contenham polifenóis, mas não precisa consumir sucos verdes.

Sua maior vantagem é prevenir as doenças degenerativas e crônicas, os polifenóis têm essa função, o emagrecimento por mais que não é comprovado que funciona para todos também é uma vantagem.

Suas desvantagens são a restrição nos primeiros dias podem acarretar deficiências nutricionais, é muito difícil quem consegue seguir por causa da restrição nos primeiros dias e alguns alimentos não são muito comuns no Brasil.

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui