O que é Dieta Cetogênica, suas vantagens e desvantagens, entenda tudo aqui

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

A dieta cetogênica é uma dieta cuja proposta é diminuir a quantidade de carboidratos (10 a 15%), aumentando assim a concentração de lipídeos (50%) e proteína (30%). Muitas pessoas a assimilam com a Low Carb, mas na cetogênica à uma diminuição maior de carboidrato. Os alimentos não permitidos na dieta  cetogênica são: doces, açúcar refinado, trigo branco e todos os derivados. 

Essa dieta geralmente é proposta para portadores de epilepsia e autismo, com objetivo de perder peso e controlar alguns sintomas. Ela pode emagrecer, mas por outro lado ela favorece uma série de problemas de saúde como câncer, hipoglicemia, colesterol alto, fadiga, dores de cabeça, etc. 

Alguns estudos tentaram comprovar a eficácia da dieta cetogênica para portadores de câncer em estado avançado, o objetivo era tentar obter remissão da doença, pois as células cancerígenas se alimentam de carboidratos, esses estudos não tiveram resultado positivo, pois só um dos pacientes teve remissão parcial do tumor. 

Não é recomendado fazer ela por mais de três semanas, pois ela é muito restritiva, pessoas diabéticas e hipertensas devem tomar cuidado, pois ela pode causar hipoglicemia e crises de hipertensão. Também é contraindicada para crianças, adolescentes, idosos, gestantes e lactantes. 

Em caso de crianças que apresentam convulsões ela é indicada, há muitos estudos que apontam que a dieta cetogênica diminui os quadros de convulsão, mas é necessário um rigoroso controle médico e nutricional. 

O acompanhamento médico e nutricional é de suma importância, pois a dieta é muito restritiva e ela pode afetar diversas funções do corpo como vimos acima, o controle de exames laboratoriais e uma dieta bem balanceada deve ser feita. 

Entenda mais diferenças entre Low Carb e Dieta Cetogênica em: https://n34.com.br/2020/09/23/o-que-e-dieta-low-carb-fat-e-protein-elas-valem-a-pena/

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui