Entenda as diferenças entre ultra processados, minimamente processados e processados.

Imagem de 병덕 유 por Pixabay

Hoje iremos falar sobre as diferenças entre ultra processados, minimamente processados e processados. Entre a indústria esses termos não são muito utilizados, mas os nutricionistas usam muito. 

Os alimentos ultra processados são alimentos que perdem totalmente sua essência, eles não se parecem e não tem mais gosto do que ele era e lhe é adicionado diversos conservantes e corantes, entre os exemplos estão: bolachas, sucos em pó, temperos prontos, etc. 

Os processados são alimentos que perdem parte da sua forma natural, mas ainda mantêm algumas de suas características, é acrescentado conservantes e corantes, mas em menor quantidade quanto em relação aos ultras, como exemplos temos: sucos de caixinha, geleias, doces de frutas, etc. 

Já os minimamente processados são alimentos que passam pelo mínimo de processamentos possíveis, esse mínimo é por exemplo retirada de aparas e sedimentos, exemplos são: cereais, feijão, saladas, etc. 

Por perder algumas de suas características eles perdem o aporte vitamínico também, mas aumenta o aporte calórico, isso é por menor a quantidade ingerida você pode chegar a consumir quase todas as suas calorias do dia comendo por exemplo um pacote de bolacha recheada. Além de oferecerem riscos à saúde, pois elas podem causar obesidade, diabetes, problemas cardíacos, etc. 

Devemos sempre preferir os alimentos minimamente processados, pois eles passaram por nenhum processamento pesado. Eles mantem todo seu aporte de vitaminas e minerais, além de serem muito mais saudáveis e não oferecerem riscos para a saúde. 

Essa semana eu falei sobre Light e Diet, eles se encaixam perfeitamente aqui, caso você não leu:  https://n34.com.br/2020/10/19/light-e-diet-realmente-fazem-bem-quais-sao-as-diferencas-entre-elas/

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui