Bulimia X Anorexia: Quais as principais diferenças entre elas?

Imagem de FranckinJapan por Pixabay

Hoje iremos tratar de um assunto muito delicado, a bulimia e a anorexia, elas são facilmente confundidas, pois esses transtornos tem o mesmo objetivo a perda excessiva de peso. 

As mídias sociais influenciam muito os adolescentes atualmente, esse padrão do “corpo ideal” é só uma fagulha para desencadear os adolescentes a buscarem incessantemente esse tão almejado corpo. 

A anorexia é um transtorno alimentar que consiste em: a prática excessiva de exercícios e em muitas vezes a contagem de calorias, esses pacientes sabem exatamente a quantidade de calorias de cada coisa que eles comem. Alguns nomes como: Cara Delevingne, Camila Mendes, Bruna Marquezine, Demi Lovato, etc, são atrizes que sofreram de anorexia. 

Já a bulimia é um transtorno alimentar quando o paciente come em excesso muitas vezes e induz a excreção desses alimentos, sendo ela por meio de vômitos ou medicamentosa, como diuréticos ou laxantes. Taylor Swift, Dulce Maria, Lady Gaga, Dove Cameron, sofreram de bulimia e atualmente falam abertamente sobre isso. 

Ambos os transtornos podem ocorrer em diferentes fases da vida e classes sociais, mas os mais afetados são adolescentes, atletas de elite (ginastas e triatletas). Dentro dos esportes a bulimia é muito comum, pois eles têm uma dieta muito restritiva e quando eles comem um pouco a mais se sentem culpados e tentam induzir o vômito muitas vezes. 

Como já é de se esperar esses pacientes possuem diversas necessidades calóricas, de macro e micronutrientes, pois eles comem muito pouco, muitas vezes não atingindo nem 50% das necessidades energéticas para aquele dia. Geralmente são pacientes que chegam ao nutricionista com anemia e desnutridos. 

O acompanhamento multidisciplinar é essencial para esses casos, deve se ter acompanhamento com psicólogo, médico e nutricionista, pois com todos esses profissionais você terá um acompanhamento correto. Bulimia e anorexia são doenças, nunca fale que é “frescura” ou “coisa da sua cabeça”, essa pessoa precisa de acompanhamento sério. 

Queria indicar um filme muito bom, mas ele é bem triste, “O mínimo para viver”, esse filme conta a história de uma adolescente anorexica que luta para vencer sua doença.  

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui