O que é picamalacia e transtorno de ruminação e em que públicos pode acontecer?

Imagem de LiveLaughLove por Pixabay

A picamalacia é um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão de alimentos esdrúxulos, são mais comuns, barro, sujeira, sabonete, telha, cabelos, cinzas, etc. Esse transtorno acontece muito na primeira infância, mas também pode ocorrer na gestação, a picamalacia é multifatorial, podendo ser por alguma deficiência nutricional, algum transtorno psicológico envolvido ou alguma questão hereditária. Algumas deficiências podem ser notadas na picamalacia, são elas: Complexo B, vit E e C, ferro, zinco, potássio, proteína e carboidrato. 

Já o transtorno de ruminação é definido como a pessoa se alimenta e esse alimento não cumpre todas as fases da digestão, ou seja, ela come e depois de alguns instantes o alimento volta. Ele não escolhe idade para acontecer, é um transtorno muito confundido com outras doenças, o transtorno de ruminação é multifatorial também, podendo ser por algum problema gástrico, problemas psicológicos ou questões hereditárias. Alguns estudos correlacionam o transtorno de ruminação a carência de todo o complexo B, vit C e E, e grande parte dos minerais como cálcio, ferro, zinco e potássio, principalmente.  

Ambos os transtornos causam grandes carências nutricionais, perda de peso, desnutrição e desidratação. Os dois são tratados facilmente, mas é preciso um acompanhamento rigoroso com um médico e psicólogo, a nutricionista também é de suma importância para recompor o estado nutricional desse paciente. 

Anteriormente falei sobre outro transtorno muito comum entre crianças, a neofobia: https://n34.com.br/2020/09/16/o-que-e-neofobia-e-por-que-e-tao-comum-em-criancas/ 

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui