As dietas lows vem se tornando muito comuns entre praticantes de atividade física intensa e até da população sedentária, mas será que elas valem a pena mesmo?
A dieta low carb restringe os carboidratos de todos os tipos, podendo consumir entre 5 a 45% desse macronutriente, sendo que o ideal é de 50 a 55%, se diminuir muito a ingestão de carboidrato, isso afetará e muito algumas funções do corpo e a absorção, ela visa o aumento de massa magra e melhor desempenho nos exercícios, mas ela aumenta consideravelmente a quantidade de proteínas e gorduras.
Já a dieta low fat reduz a ingestão de gorduras (até as boas) e aumenta a quantidade de proteína e carboidrato, isso prejudica e muito sua saúde, pois podem afetar a absorção de muitos nutrientes, essa dieta tem a mesma intenção da low carb (melhorar o desempenho dos exercícios e aumentar a massa magra).
Por fim a dieta low protein, aumenta gordura e carboidrato, o prejuízo é ainda maior, pois o alto consumo de gordura pode acarretar doenças cardíacas, muitos estudos já apontam isso, como já salientei é muito usado por atletas para melhorar o rendimento.
Concluindo, como muitos estudiosos falam, “a restrição leva a compulsão”, se você restringir algum macronutriente isso pode causar compulsão alimentar. Não sou totalmente contra, mas acredito nos prejuízos causados por elas.
Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde.