O que é BLW?

Imagem de 1035352 por Pixabay

A BLW que é a sigla em inglês para Baby-Led Weaning, que quer dizer em português “desmame guiado pelo bebê”, é uma técnica para introdução alimentar muito utilizada atualmente. Ela pode ser iniciada com 6 meses (ou quando a criança conseguir sentar sozinha), a mãe irá conciliar a alimentação junto com a amamentação. 

O método BLW é basicamente o adulto ofertar um alimento para a criança e deixa-la sentir o alimento (experimentar, tocar e amassar), isso causa muita dor de cabeça, pois as mães acham que os filhos não estão gostando do alimento ou que eles estão fazendo “só bagunça”. Todos esses pontos são normais, mas é normal para eles conhecerem o alimento e você ter um momento para comer com seu filho. 

Uma coisa que assusta muitas mães são os engasgos, eles são muito comuns quando criança, mas estudos já apontam que as crianças tem a mesma possibilidade de engasgar com o leite materno e com a alimentação. A criança tem algo muito bem desenvolvido que se chama Reflexo de Gag, isso é, quando a criança coloca um pedaço muito grande na boca ele volta quase que imediatamente.   

Em relação as alergias você deverá ir tentando todos os alimentos até ver se a criança apresenta algum sintoma ou sinal adverso aquele alimento. Lembrando que leite de vaca e mel não devem ser introduzidos até um ano. 

Esse esquema mostra como é organizada a evolução de consistências: começando com algo mais pastoso (lembrando que a papa na BLW é amassada com um garfo, ela não pode ser liquidificada pois pode perder nutrientes) e avançando para a comida da família. 

É muito importante falar que seu filho precisa ter um ambiente calmo e com companhia para se alimentar, a BLW propõe essa proximidade com a família para poder realizar as refeições. A recusa alimentar é algo extremamente comum, mas você precisa ser um pouco persistente, a criança precisa provar o alimento 15 vezes para saber que não gosta dele, procure dar intervalos de 1 ou 2 dias para ofertar novamente. 

Atenção: As informações deste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui