Os probióticos são bactérias boas que podem ou não habitar nossos intestinos, os prebióticos são fibras alimentares que alimentam essas bactérias boas. Os simbióticos são a junção de prebióticos e probióticos em um só produto, o simbiótico é encontrado na forma medicamentosa ou alimentar. Os pro e prebióticos podem ser ingeridos de forma medicamentosa ou alimentar, eles vão ajudar no bom funcionamento do intestino e na integridade da parede intestinal.
Os gêneros de probióticos mais utilizados são: Lactobacillus, Bifidobacterium, Enterococcus e Streptococcus. Os prebioticos mais conhecidos são: frutoligosacarídeo (grãos), galactoligossacarídeos (alimentos fermentados de origem animal), inulina (encontrada em condimentos) e oligosacarídeo (frutas), o uso de fibras sempre deverá ser acompanhado de uma boa ingestão hídrica. Os simbióticos são encontrados em produtos fermentados e frutas.
A ingestão medicamentosa tanto de probióticos quanto de simbiótico é mais comum para pacientes que possuem algum problema intestinal crônico, como: Doença de Crohn, Intolerância a lactose, Intolerância ao glúten, Diarreia Crônica, Obstipação Crônica, etc. Sempre acompanhado de prescrição médica.
O uso de probióticos e simbióticos tem crescido durante esses últimos anos, vários estudos mostram sua importância em todas as fases da vida e para diversas doenças. Vale salientar que não deve ser usado em excesso, pois você pode causar diversos efeitos adversos.
Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde.
Para informações mais técnicas: Scielo