Clubes brasileiros ganham mais 4 milhões de inscritos em redes sociais

Alexandre Vidal/ Flamengo

A volta do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, no mês de agosto, fizeram com que o crescimento de inscrições nas redes sociais oficiais dos 50 maiores clubes de futebol do Brasil se mantivesse em alta. No período pós-pandemia, o mês de agosto registrou a entrada de 4 milhões de seguidores, o que representa a segunda maior alta, desde janeiro de 2017 – em julho passado foi registrado o recorde histórico de 4,7 milhões de inscrições. Os dados são do ranking digital do IBOPE Repucom, divulgado mensalmente com base em cinco plataformas – Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok.

Desses aplicativos, o TikTok respondeu por 56% de todas as novas inscrições e já conta com 6,2 milhões de seguidores entre os times de futebol do país. O Top 5 do ranking digital de clubes se manteve com FlamengoCorinthiansSão PauloPalmeiras e Santos. Outros destaques foram o Internacional, que com 100 mil novos inscritos superou a Chapecoense e está de volta ao Top 10; o Paraná, que subiu duas posições no ranking e agora está em 32º lugar; e o Campinense, da Paraíba, que ultrapassou o Londrina, do Paraná, e ocupa a 50ª posição, passando a aparecer no ranking digital divulgado.

Os clubes brasileiros ganharam 4 milhões de seguidores no mês de agosto, segundo o ranking divulgado pelo IBOPE Repucom

Os clubes brasileiros ganharam 4 milhões de seguidores no mês de agosto, segundo o ranking divulgado pelo IBOPE Repucom – Divulgação / IBOPE Repucom

Flamengo supera 35 milhões de seguidores

Pelo 20º mês consecutivo o Flamengo liderou o crescimento mensal, com 980 mil novos inscritos, dos quais 51% no TikTok. O Rubro-Negro foi quem mais cresceu em todas as cinco plataformas usadas para a formulação do ranking e, agora, totaliza 35,2 milhões de seguidores.

Já o Corinthians apresentou seu melhor desempenho mensal em 2020, com 624 mil novos inscritos. O TikTok respondeu por 65% desse número. O Timão, agora, supera a marca de 24,5 milhões de seguidores. Seu grande rival, o Palmeiras, quarto colocado no ranking, também apresentou crescimento recorde em agosto, com 410 mil novos seguidores, quase o resultado da soma de janeiro a julho, quando o Verdão conquistou 426 mil novas inscrições. O Palmeiras tem 11,8 milhões de seguidores, ainda um pouco distante do São Paulo, terceiro colocado, com 15,7 milhões, e que apresentou o quinto melhor desempenho em agosto.

Canal no YouTube impulsiona o Vasco

Mas se o Santos, com 8,7 milhões de seguidores, figura em quinto lugar no ranking digital, quem busca entrar nesse grupo seleto é o Vasco. Ainda atrás do Grêmio, sexto colocado com 8,5 milhões de inscritos em suas redes sociais, o time carioca foi o que apresentou o quarto maior crescimento em agosto, por dois motivos bem específicos: dos 235 mil novos seguidores, 35% vieram da “Vasco TV”, canal oficial no YouTube, e 32% da conta no TikTok. Há dois meses o Vasco figura entre os maiores crescimentos do ranking e já soma mais de 7,7 milhões de seguidores em suas plataformas digitais.

Por Sergio du Bocage, repórter da TV Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui