Saiba mais sobre o câncer de cólon que vitimou Chadwick Boseman

Instagram/Chadwick Boseman

O cólon é uma das últimas porções do intestino grosso, o cólon é essencial para a formação do bolo fecal. O câncer cólon ou câncer colorretal é um dos cânceres mais comuns, é silencioso, mas se diagnosticado precocemente pode ser tratado e até curado.  

Ele atinge homens e mulheres na mesma proporção, alguns dos fatores que podem causar predisposições são: histórico familiar de doenças intestinais (doença de Crohn e Retocolite ulcerativa), pessoas acima dos 50 anos, excesso de peso, maus hábitos alimentares (pobre em fibras, frutas e verduras. E rica em produtos processados e ultra processados), consumo excessivo de carne vermelha (mais de 500g por semana), histórico de câncer na família, tabagismo, alcoolismo, pessoas que trabalham com radiação e em indústrias com material pesado. 

A prevenção pode vir através de hábitos saudáveis como: evitar alimentos processados e ultra processados, dando assim preferência a alimentos in natura ou minimamente processados, evitar o tabaco e o álcool, evitar o consumo excessivo de carne vermelha, manter o seu peso em equilíbrio, se exercitar o máximo que você poder e se você tem predisposição procure um médico e faça exames.  

Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação no Serviço de Saúde. 

Para ler mais sobre câncer de cólon: Inca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui