Especialistas registram fenômenos de chuva congelada e neve em Curitiba

Foto: Reprodução / YouTube

Com termômetros perto dos 4º C, SImepar e Metsul veem os dois tipos de situações na capital paranaense

A frente fria que passa pelo Brasil proporcionou, na noite dessa sexta-feira (21), a queda de neve, além de um fenômeno conhecido como chuva congelada em diferentes pontos de Curitiba, capital do Paraná. A chuva congelada ocorre logo depois que as gotas de água saem da nuvem. Na internet foram feitos diversos registros, principalmente no bairro Uberaba.

“Muito comum em situações de precipitações invernais termos diferentes fenômenos (chuva congelada e/ou neve) em áreas próximas, situação que ocorreu na noite desta sexta-feira na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Temperatura girava perto dos 4°C (perto das 21 h)”, postou no Twitter o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

A empresa de meteorologia Metsul afirmou que registrou também a queda de neve em outros pontos da capital paranaense e afirmou se tratar de um dia histórico. Além disso, desfez o mito de que é preciso haver temperaturas abaixo de 0º para nevar.

“É um mito que muitos alimentam que precisa estar ao redor de 0°C. Há vários fatores como todo o perfil vertical da atmosfera de temperatura e umidade. Em pontos de Curitiba, a precipitação invernal ocorre na forma de chuva congelada e em outros na forma de neve. Pequenas diferenças de cota de altitude influenciam”, postou no Twitter.

“Nevando em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. Precipitação de gelo em Colombo.Neve no Paraná, um fato meteorológico histórico. Capital paranaense tem registros de neve antes em 1975 e 2013”, registrou o Metsul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui